Guga comemora permanencia no topo pela 40ª semana consecutiva

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de outubro de 2001 as 19:01, por: cdb

Apesar de não ter tido muito o que comemorar nas últimas semanas, graças aos resultados aquém do esperado nos torneios que disputou, Guga terá pelo menos uma alegria nesta segunda-feira, quando a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgar o Ranking de Entradas desta semana. O tenista brasileiro aparecerá pela 40 semana consecutiva na liderança, igualando o feito do romeno Ilie Nastase.

Com a nova marca, Guga entra para ao seleto grupo dos dez tenistas que mais tempo permaneceram no topo do ranking. O primeiro da lista é o americano Pete Sampras.

– Um recorde como esse marca para sempre o nome de um tenista na história – analisa Carlos Alberto Kirmayr, ex-tenista e colunista do Diário LANCE! – Foi uma conquista fantástica.

Nastase chegou pela primeira ao topo do ranking no dia 23 de agosto de 1973, aos 27 anos. Já Guga estreou como número 1 do mundo em 4 de dezembro do ano passado, após conquistar a Master Cup, em Lisboa.

– Poucos chegam ao primeiro lugar e a maioria fica apenas por pouco tempo – disse Kirmayr. – O maior mérito do Guga foi ter conseguido manter a regularidade e permanecido por tanto tempo como o melhor do mundo – acrescentou.

O brasileiro vai comemorar o feito em Basel, na Suíça, onde se prepara para disputar o torneio local que começa nesta segunda-feira. A estréia de Guga está prevista para terça-feira, porém o adversário ainda não foi definido.