Guerra aos gatos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de maio de 2007 as 14:24, por: cdb

 
Preocupado com a perda de receita, o Deputado Rodrigo Dantas apresentou projeto de lei que obriga a Cedae a identificar o cliente através de registro de CIC ou CNPJ. Assim o devedor passará a ser o consumidor e não o imóvel. Enquanto isso um vazamento no registro da alameda principal do Jardim Zoológico no Rio, desperdiça semanalmente mais de 150 mil litros de água.
 
Estabilidade Católica

As trapalhadas envolvendo pastores de várias igrejas evangélicas ajuda a explicar a reação da Igreja Católica que, pela primeira vez em cem anos, deixa de perder fiéis. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, autora da pesquisa, o número de evangélicos continua crescendo, mas numa proporção menor que em outras épocas. O que tem diminuído é quantidade de pessoas sem religião. Outra explicação para a estabilidade católica é a melhora na distribuição de renda proporcionada pelos programas assistenciais. 
  
Juventude

Uma equipe de cientistas do Instituto Salk, na Califórnia, descobriu um gene ligado a juventude. A conseqüência da descoberta é que o elixir da juventude está cada vez mais perto das farmácias. A descoberta ocorreu após experiências feitas com minhocas. Para chegar ao ser humano falta pouco. 
 
Manipulação

Para quem entender a Bolsa de Valores, é bom lembrar que segunda-feira a imprensa anunciou, com grande destaque, que a Vale do Rio Doce vai iniciar a exploração da mina Serra Sul, em Carajás, numa área com recursos minerais (potencial de reservas a serem provadas) de 12 bilhões de toneladas. Em qualquer país sério, as ações da Vale, que já vêm em alta desde o início do ano, deveriam disparar. Em nossa Bolsa, porém, as cotações da mineradora continuaram sem maiores flutuações, mostrando que no mercado brasileiro o que impera não é a lógica, apenas a manipulação.

Letrinhas

O juiz Clóvis Moura de Souza, de Taguatinga, concedeu uma liminar impecável em um processo sobre os empréstimos em folha para segurados do INSS. Na ação, o defensor público André Soares pede que os bancos aumentem o tamanho da letra do contrato e deixem claro o valor dos juros cobrados – exigências que, aliás, deveriam valer para todas as operações bancárias.

Laranjal

No agronegócio, a moda hoje é investir em álcool. Com isso, a produção de laranja caiu e só voltará a crescer daqui a três anos, quando novas áreas estarão cultivadas, com investimentos em irrigação e renovação de pomares. O Brasil é o maior produtor de laranja para uso industrial. Processa mais da metade do suco concentrado do mundo e suas vendas respondem por mais de 80% do comércio internacional, mas não houve investimentos em novas plantações. Os produtores estão de porre e só pensam em álcool.

Terrorismo

Enfim, alguém diz a verdade sobre o terrorismo. O prefeito de Londres, Ken Livingstone, culpa os governos dos Estados Unidos, de Israel e da própria Grã-Bretanha. Diz ele que a questão é simples e esses países jamais sofreriam terrorismo se houvesse mudança na sua política externa em relação aos povos árabes.

Aquecimento

O próximo relatório sobre aquecimento global trará evidências ainda mais fortes de que a humanidade está mudando o clima da Terra. Seus resultados pressionarão determinados governos a agir, como Estados Unidos e China, os maiores poluidores. A avaliação patrocinada pela ONU trata do derretimento polar e da elevação do nível do mar. Segundo o especialista indiano Rajendra Pachauri, o estudo contém “evidências muito mais fortes da ação humana na mudança do clima”.

Os intocáveis
 
A taxa básica de juros, denominada Selic, continua em queda. Mas os bancos fingem que não estão nem aí e insistem em não repassar essa queda para os juros cobrados a seus clientes. Na verdade, os bancos mandam no país.