Guarujá vira palco de festa internacional

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de agosto de 2001 as 22:16, por: cdb

Dez grupos da França, Colômbia, Chipre e de diversos estados brasileiros participam do XV Festival Internacional de Folclore do Brasil (Brasil Fest in Folk), neste fim de semana, no município do Guarujá, litoral de São Paulo.
Em razão da obrigatoriedade de rodízio dos países, o folclore de Portugal, assim como da Alemanha e outros, não estará representado este ano.
Grupos de folclore português de imigrantes poderiam participar, mas nenhum confirmou a presença até hoje, segundo a assessora de imprensa do festival, Josi Castro.
Os desfiles dos grupos realizam-se nesta sexta-feira, pela manhã, saindo da Avenida Santos Dumont até a Praia de Pitangueiras. No sábado, as apresentações serão no Ginásio Guaibê.
Além dos desfiles, que reúnem cerca de 400 pessoas, a Associação Brasileiras dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato (Abrasoffa) preparou eventos de confraternização de povos, entre os quais plantação de árvores de outros países e aulas de artesanato para crianças, nas escolas.
Segundo a assessora de imprensa, o número de participantes diminuiu este ano em razão da mudança de cidade. Antes o festival era realizado na cidade de Praia Grande, onde já chegou a reunir mais de 10 mil pessoas.
O evento tem o apoio da Unesco e faz parte do calendário internacional de entidades como a Organização Internacional de Arte Popular, com sede na Áustria.