Guardas municipais têm aulas de educação física para melhorar rendimento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 07:09, por: cdb

29/02/2012«-»» Guardas municipais têm aulas de educação física para melhorar rendimento   Treinamentos visam a consciência corporal

Desde novembro do ano passado, a Guarda Municipal de Barueri tem oferecido aulas de educação física para o seu efetivo com o intuito de melhorar o condicionamento físico dos profissionais de segurança. As sessões de treinamento são supervisionadas por guardas com formação superior na área.

 

O guarda municipal e educador físico Fernando Alves Frasão explicou quea metodologia utilizada nas aulas é o treinamento funcional, onde primariamente é fortalecido o core(centro)  formado  basicamente pelos músculos abdominais na frente, paravertebrais e glúteos na parte superior. “O objetivo não é apenas o ganho de massa muscular, mas sim dar maior ênfase nos trabalhos de propriocepção (consciênca corporal), o que acaba tonificando a musculatura, prevenindo lesões e melhorando o condicionamento físico do guarda para atuar nas ruas”, afirmou Frasão.

 

Régis da Silva Santos, guarda municipal também graduado em educação física, relatou que todos os agentes da corporação passaram por testes médicos antes de iniciarem as atividades. “Cada guarda treina por uma hora um dia sim e outro não, para ter o descanso necessário para a recuperação”, informou Silva Santos.

 

Além de Frasão e Silva Santos, o guarda e educador físico Alexandre Souto também ministra as aulas que compreendem um circuito de exercícios musculares (com equipamentos, aparelhos e halteres) e treinos aeróbicos e resistidos intercalados com descanso ativo. Foi definida uma escala com várias sessões por dia para contemplar todo o efetivo da Guarda sem prejudicar o serviço.

 

Os treinamentos têm sido bem recebidos pelos guardas. “Minha autoestima melhorou muito a partir do momento em que comecei a praticar o condicionamento físico. Os exercícios estão me ajudando muito no meu dia-a-dia”, relatou o guarda João Domingos de Araújo.

“Estou muito agradecido com a Guarda Municipal e com a Secretaria dos Assuntos de Segurança de Barueri por me conceder esta oportunidade”, completou.Fotos  Secretaria de Comunicação Social