Grupo de ex-oficiais do Exército acusam governo Lula de "postura demagoga"

Arquivado em:
Publicado Sábado, 06 de Dezembro de 2003 às 14:09, por: CdB

Um grupo de ex-oficiais da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (ESAO) entregou nesta sexta-feira um manifesto ao comandante do Exército, Francisco Albuquerque. O documento alerta os militares da ativa para a "postura demagoga" do governo Lula que, segundo um dos signatários do manifesto, Ruy Machado Guimarães, coloca os militares em situação muito parecida com a vivida em 1968, durante o regime militar.

O comandante recebeu o manifesto durante a comemoração de 45 anos de formatura de sua turma na Escola Militar das Agulhas Negras (Aman). Essa turma ganhou notoriedade em 68 quando publicou o Memorial dos Capitães, documento que causou impacto na cúpula militar durante o governo Costa e Silva.

Apesar de o documento atual seguir a mesma linha do editado àquela época, o general Albuquerque não acredita que isso possa gerar desentendimento entre os militares e o governo de Lula.

-O documento é a opinião de alguns membros (do Exército), não uma posição da corporação. Na instituição quem manda sou eu-declarou Albuquerque , pouco antes da cerimônia que reuniu cerca de 70 pessoas e na qual foi entregue o manifesto.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo