Grupo de dança Corpo apresenta a coreografia “sem mim” no Theatro Municipal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 5 de setembro de 2012 as 09:00, por: cdb
A coreografia Sem Mim foi lançada em agosto do ano passado, em Belo Horizonte, e apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Integrante do repertório do Grupo Corpo, a coreografia Sem Mim foi lançada em agosto do ano passado, em Belo Horizonte, e apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, durante a turnê de 2011, com 39 apresentações entre o Brasil e a França. O Theatro Municipal convida a companhia mineira de dança a realizar, dentro da temporada carioca de 2012, uma única apresentação, no dia 9 de setembro, domingo, às 11h, com ingressos ao preço popular de R$ 1, como atração do projeto Domingo no Municipal.

Uma trilha primorosa composta a quatro mãos pelo espanhol da Galícia Carlos Núñez e o paulista de São Vicente José Miguel Wisnik embala o balé. As composições foram criadas com base no único conjunto de peças do cancioneiro profano medieval galego-português preservado até hoje com as respectivas partituras de época: o célebre Ciclodo Mar de Vigo, de Martín Codax (1230-1270).

Temas instrumentais dos repertórios populares galego, português e brasileiro entremeiam as sete canções, datadas do século XIII, retratando o desejo de jovens apaixonadas em reencontrar o amado-amigo, levado pelas águas de Vigo. O mesmo mar intrépido e voluptuoso explorado na poesia do trovador medieval viguês inspira os irmãos Rodrigo e Paulo Pederneiras e Freusa Zechmeister, o trio de criadores que há mais de três décadas confere luz, forma e movimento aos espetáculos do Grupo Corpo.