Grupo de André Carloni vence o Prêmio Reflorescer 2011

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 07:13, por: cdb

09/03/2012 por Marcos Sacramento

PMS

O prêmio contribui para reforçar a consciência ambiental nos jovens do município

O grupo Valorização e Conscientização, de André Carloni, é o vencedor do Prêmio Reflorescer 2011, com o projeto “Lixo no Lugar Certo, Ano II”. O grupo ganhou uma bolsa de estudos do curso de técnico de meio ambiente na Cedtec para ser sorteada entre os participantes, uma viagem para Matilde com estadia completa na pousada Águas do Pinon, troféu e medalhas. Em segundo lugar ficou o grupo Agentes Ambientais de São Marcos II e em terceiro o grupo Comunidade Limpa, do Conjunto Carapina I. 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o prêmio é destinado a agentes ambientais comunitários que participaram do projeto Florescer e têm como desafio elaborar uma ação de intervenção ambiental em seus bairros. 

Seis grupos concorreram ao prêmio, cujas atividades começaram em novembro 2011. Cada um dos grupos desenvolveu um projeto ambiental para os bairros aos quais pertencem. Esses projetos foram avaliados pelos seguintes critérios: envolvimento da comunidade local nas ações previstas, relevância da problemática socioambiental e cumprimentos dos objetivos propostos. 

O projeto Reflorescer tem gerado vários resultados positivos no município da Serra. O exemplo mais recente vem do bairro Planalto Serrano, onde está localizado o Banco Solidário Ambiental, projeto focado no reaproveitamento de resíduos. Criado por agentes ambientais formados no Projeto Florescer, o Banco Solidário foi um dos finalistas do prêmio Atitude Sustentável 2011.