Greve de servidores atinge 30 instituições, informa Fasubra

Arquivado em:
Publicado Terça, 29 de Maio de 2007 às 18:04, por: CdB

Um balanço feito divulgado, nesta terça-feira, pela Federação de Sindicato de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) revela que a greve dos servidores das universidades federais já atinge 30 instituições.

No Rio de Janeiro a paralisação afeta a Universidade Federal Raural (UFRRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Ambas entraram em greve por tempo indeterminado, no entanto, a paralisação não afeta as aulas, que acontecem normalmente.  Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio), que não entraram em greve, marcaram assembléias, nesta quarta-feira, para decidir sobre a possível adesão.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA) a greve é parcial, segundo a assessoria de imprensa da instituição. Os servidores paralisaram as atividades na biblioteca central e no protocolo geral, mas, de acordo com a entidade as aulas práticas não foram atingidas. Na Federal da Bahia (UFBA) a assessoria divulgou apenas que as atividades de atendimento ao público, como matrículas, empréstimo de livros, entre outras, não estão funcionando.

Os integrantes do movimento são contrários à aprovação do Projeto de Lei Complementar 01, que faz parte do pacote legal do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que fixa um novo limite para gastos com despesas de pessoal. Eles pedem ainda que o governo desista da idéia de adotar novo modelo de administração de hospitais universitários, a "fundação estatal".

De acordo com a Fasubra, a aprovação do projeto elimina qualquer possibilidade de recuperação das perdas salariais acumuladas desde 1995, congela os salários por dez anos, compromete a qualidade dos serviços públicos, pois dificulta a realização de concursos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo