Grécia enfrenta novas pressões de agências qualificadoras

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 15:46, por: cdb

A Grécia enfrenta nesta terça-feira (28) novas pressões de agências qualificadoras, refletidas na decisão da Standard and Poor”s de modificar a classificação da dívida de Atenas depois que o pacote de resgate financeiro foi aprovado pela Zona Euro.

A empresa avaliadora degradou os títulos do débito grego à condição de “falta de pagamento seletiva”, numa medida que já encontrou impacto no meio econômico dos países vinculados ao euro.

A respeito, o Banco Central Europeu (BCE) informou que deixará de aceitar títulos da dívida de Atenas como garantia para outorgar créditos a instituições financeiras.

A decisão do ente emissor se refletirá em primeira ordem sobre os próprios bancos da Grécia, pois são eles os principais proprietários dos títulos da dívida pública de seu país.

O BCE assinalou que as restrições sobre os também chamados títulos Hellas se manterão até meados de março, ocasião na qual deve ser ativado o mecanismo de assistência previsto no programa de resgate de 170 bilhões de dólares.

O projeto contempla 35 bilhões de dólares em incentivos aos bancos e cerca de 40 bilhões em garantias, além de seis bilhões destinados ao pagamento de juros.

Cabe destacar que as empresas qualificadoras ajustaram à baixa suas avaliações de outros países da zona euro, assim como de uma centena de entidades vinculadas com as finanças, empresas e comunidades autônomas.

Fonte: Prensa Latina

 

..