Governos amazônicos discutem as mudanças climáticas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de outubro de 2009 as 10:56, por: cdb

A 1ª Cúpula Amazônica de Governos Locais, que começou nesta quarta-feira em Manaus, discute os mecanismos de redução de emissões por desmatamento e degradação (Redd). Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital amazonense, Marcelo Dutra, o evento representa a primeira manifestação político-científica da Amazônia sobre a questão climática.

O presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto, disse que o resultado da cúpula será a Carta de Manaus – um documento contendo uma proposta de inclusão da Amazônia nas negociações de mudanças climáticas globais, que será apresentado em dezembro na Dinamarca, na reunião da Conferência das Partes (COP-15), órgão máximo da convenção do clima no mundo.

– Os países ainda precisam entender melhor a realidade amazônica, bem como as necessidades de cada um deles [municípios da Amazônia], que são coisas atuais, complexas e, até mesmo, diferenciadas de um município para outro. Queremos que o mundo nos conheça melhor –, disse Souto.