Governo recebe proposta para criar mais um Estado na Federação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de novembro de 2003 as 12:53, por: cdb

Representantes da Frente Parlamentar de Trabalho para a Criação de Novos Estados reuniram-se com os presidentes da Câmara, João Paulo Cunha (PT/SP), e do Senado, José Sarney (PMDB/AP), para propor a criação do estado do Maranhão do Sul.

O deputado Sebastião Madeira (PSDB/MA) é autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 947/01) que determina a realização de um plebiscito, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, para a criação do novo Estado. O projeto já está pronto para ser votado na Câmara do Deputados e no Senado.

Quase 200 pessoas participaram da audiência, defendendo a necessidade de uma nova organização política para o Estado. “Nós somos vizinhos do estado de Tocantins e vimos o sucesso que foi a criação deste Estado”, explicou o deputado Sebastião Madeira.

Se for aprovada sua criação, o Estado do Maranhão do Sul contará com 49 municípios do atual Maranhão, terá área de 146.539 quilômetros quadrados (aproximadamente 45% do território) e população de 1.126.050 habitantes, ou cerca de 20% do total de habitantes do Maranhão, segundo o Censo de 2002 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O novo estado será representado por 22 deputados estaduais, oito federais e três senadores. O projeto prevê a aplicação, pelo Governo Federal, de cerca de R$ 500 milhões em despesas de instalação.

Tramitam atualmente na Câmara 20 propostas para a criação de novos estados.