Governo prepara novo pacote econômico na Argentina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de outubro de 2001 as 16:11, por: cdb

O governo argentino prepara um pacote de medidas numa nova tentativa de estancar a deterioração da economia daquele país. A informação foi dada ao jornal argentino “La Nacion” por uma fonte ligada à presidência. O pacote pode ser anunciado antes das próximas eleições para o legislativo federal, marcadas para o dia 14 de outubro, evitando um fracasso dos candidatos do partido do governo no pleito que estariam na mira de críticas ferozes da oposição. Mas há resistência de integrantes da equipe em relação à antecipação do anúncio, ainda segundo o La Nacion.

Uma nova fuga de depósitos bancários nesta última semana, pior ainda do que a aconteceu em agosto, estaria convencendo o presidente Fernando De la Rúa de que é preciso adotar posição mais ativa e imediatamente. A próxima semana será decisiva já que a campanha eleitoral deve se acirrar e a divulgação de alguns indicadores econômicos podem deixar o mercado ainda mais nervoso.

Entre as medidas que estão sendo analisadas pelo governo local estão mais cortes de gastos públicos, suspensão de pagamento de parte do 13º salário dos funcionários públicos que ganham mais de 2 mil pesos; redução do repasse de recursos às províncias e refinanciamento da dívida das mesmas com os recursos de US$ 1 bilhão do Fundo Patriótico e emissão de um novo bônus que teria como garantia a arrecadação tributária.