Governo Municipal recebe comissão de moradores de bairros da cidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 13:27, por: cdb

Ouvir os moradores das zonas urbana e rural da cidade com o objetivo de saber quais as demandas que eles possuem em sua rua, em seu bairro, e dar os devidos encaminhamentos é uma das preocupações da Prefeitura de Vitória de Conquista. Por isso, constantemente, o Governo Municipal se reúne com representantes das diversas localidades do município com esse propósito.

Na manhã desta quarta-feira, 4, foi a vez de o prefeito municipal, Guilherme Menezes, receber no Gabinete Civil uma comissão formada por moradores do bairro Ibirapuera e dos loteamentos Senhorinha Cairo e Vila União. Estiveram presentes os seguintes moradores: Guimarães Viana, Carlos Apolo, João Machado, Robson Santos e Osvaldo Guimarães.

Durante a reunião, a Administração Municipal e os cidadãos discutiram as melhorias que estão sendo feitas na cidade, a exemplo das obras de pavimentação que estão em andamento – como a que está sendo executada no corredor de ônibus do Jatobá. Além disso, os moradores apresentaram as demandas que possuíam, a principal delas é a regularização fundiária do loteamento Vila União.

Para Guimarães Viana, que há 40 anos mora no bairro Ibirapuera, reuniões como essa são de extrema importância para toda a população. “A gente entende que é um gesto importante: trazer a comunidade para perto de si, para tomar conhecimento dos problemas do bairro. Viemos aqui interessados na solução para o bairro. Eu saio daqui muito feliz”.

Essa opinião é compartilhada por outro morador do Ibirapuera, Carlos Apolo, que há 46 anos reside no local. “É muito importante nós participarmos dessas reuniões. Fomos bem atendidos e recepcionados pelo prefeito e os secretários. Eles nos ouviram, deixando claro que estão dispostos a nos ajudar. Eu saio com uma satisfação muito grande”.

Representando o loteamento Senhorinha Cairo, Robson Santos, destacou: “Sabemos da dificuldade do prefeito e dos secretários estarem em nossos bairros devido ao trabalho na secretaria e na Prefeitura. Então, é difícil pra eles saberem quais as nossas dificuldades. Por isso, reuniões como essa que tivemos agora é de suma importância; é quando trazemos nossos problemas diretamente para o Governo, obtemos respostas, esclarecemos dúvidas”.

E no caso de Robson, uma dessas dúvidas esclarecidas na reunião diz respeito à pavimentação do loteamento onde reside há 25 anos. Recentemente, a Prefeitura Municipal assinou com a Caixa Econômica Federal três contratos de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC II que somam R$ 27.732.458,29 – neste valor está incluída a contrapartida da Prefeitura.

O prefeito Guilherme salientou durante a reunião: “Na região, Vitória da Conquista foi a única cidade a conseguir esse financiamento”. A verba será destinada para pavimentação e serviços de drenagem superficial e subterrânea de mais de 130 vias em diversos loteamentos da cidade, entre eles o Senhorinha Cairo.

No loteamento, como afirma Robson, a ansiedade pela chegada do asfalto é grande. “É um bairro que tem mais de 27 anos e esperamos ansiosamente. É um sonho que a gente vê que está chegando, que está se tornando realidade. Isso é muito bom e eu acredito que a população do bairro Senhorinha Cairo e circunvizinhos já está aplaudindo essa vitória”.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Márcio Higino; o procurador civil, Kleber Monteiro; a coordenadora municipal de Urbanismo, Nelma Moraes; o coordenador e o advogado da Habitação Popular, João Alberto Rodrigues e Julimar Barros.