Governo entrega Prêmios 2007 de Direitos Humanos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de dezembro de 2007 as 09:09, por: cdb

A Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República entrega nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, o Prêmio Direitos Humanos 2007. Participarão do evento o vice-presidente, José Alencar, o ministro da SEDH, Paulo Vannuchi, ministros, autoridades e entidades ligadas aos Direitos Humanos.

O Prêmio – uma escultura criada pelo artista plástico Siron Franco  e um certificado – é concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos direitos humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Neste ano, 13ª edição do  Prêmio contemplará 10 categorias. 

O Comitê de Julgamento do Prêmio dos Direitos Humanos 2007 escolheu as pessoas e instituições vencedoras nas 10 categorias de premiação. A Comissão de Julgamento é formada pelo ministro Paulo Vannuchi como presidente, pelo presidente da Fundação da Associação Catarinense para a Integração do Cego (Acic) e conselheiro do Conade, Adilson Ventura, pela coordenadora do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial e assessora para assuntos federativos da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Maria do Carmo Ferreira da Silva, pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, José Geraldo de Souza Júnior, pela socióloga e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, Margarida Bulhões Pedreira Genevois, e pela professora da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Comitê Nacional em Educação em Direitos Humanos, Aida Maria Monteiro da Silva.

Este ano o prêmio de Igualdade Social será concedido a um falecido, o professor Milton Santos, geógrafo, professou e autor de quarenta livros, foi o único brasileiro a receber o prêmio Vautrin Lud, equivalente a um Nobel da Geografia.