Governo do Rio volta à carga na construção do Guggenheim

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de fevereiro de 2003 as 22:31, por: cdb

O secretário de Cultura do Rio, Ricardo Macieira, anunciou nesta segunda-feira, durante seminário sobre a recuperação da área portuária do Rio de Janeiro, que o governo municipal, ocupado por Cesar Maia, quer mesmo a construção do museu Guggenheim. Para o secretário, a obra – uma vez concluída – será “um espaço que permitirá aos menos favorecidos o acesso à arte contemporânea e histórica do Brasil e da América do Sul”.

Macieira entende que a tarefa do governo não é fazer, “mas viabilizar e divulgar a cultura, criando espaços para a exposição de obras artísticas e proporcioando condições para a manifestação da arte popular”.

O museu a que Macieira se refere, tem um custo previsto acima da , será o projeto âncora de um complexo cultural destinado a revitalizar a área portuária do Rio de Janeiro. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada na Câmara dos Vereadores do Rio, analisa os relatórios produzidos por uma “equipe internacional sofisticada”, segundo publicado no Diário Oficial 22 de novembro do ano passado.

-Ao final não produziu uma resposta “sim ou não” ou “vai ou não vai”. Em vez disto, foi confirmada a argumentação do trabalho apresentado no Capitulo 1, “Introdução” para o desenvolvimento do Museu Guggenheim no Rio, produziu um conjunto de resultados que indicam que o Museu poderia ser um risco para ambas as partes – afirmou o vereador Mário Del Rei (PSB), presidente da CPI Guggenheim.