Governo do Rio inaugura Grupamento de Operações com Produtos Perigosos

Arquivado em:
Publicado Segunda, 10 de Novembro de 2003 às 07:13, por: CdB

A governadora Rosinha Garotinho visita nesta terça-feira de manhã o Pólo Gás-Químico, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Às 10h30, serão também inauguradas as instalações do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros, a primeira unidade especializada do gênero no país, na entrada principal da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em Campos Elíseos.

O grupamento atenderá diretamente à Reduc e dará mais segurança às empresas concentradas em torno dela. Com a redução do risco de acidente ambiental, estarão sendo resguardadas as comunidades vizinhas, a indústria como um todo e as pessoas que trabalham no local. A unidade ainda poderá prestar socorro a outras localidades em caso de acidentes com produtos perigosos.

O grupamento foi viabilizado graças a um convênio assinado em fevereiro entre a Secretaria estadual de Defesa Civil, a Petrobras e a Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe).

A Reduc cedeu o prédio, a Assecampe financiou a reforma para adequá-lo às necessidades específicas do grupamento e o Corpo de Bombeiros ficou com a função de colocar uma equipe treinada e viatura de operações com produtos perigosos, equipada com dispositivos, como computador de bordo, estação completa de descontaminação, sistemas de contenção de vazamentos e de identificação de produtos perigosos e explosivos, guincho e braço mecânico.

Na solenidade, a governadora estará acompanhada do secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Alberto de Carvalho, e do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer.

Representando as empresas conveniadas que participaram da implantação do grupamento, estarão presentes o gerente-geral da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), Edson Kleiber de Castilho, e o diretor-presidente da Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe), Roberto Villa.

Ainda estarão presentes o comandante das Unidades Especializadas do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Silva, sob cuja coordenação estará vinculado o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos, subsecretários de Defesa Civil e comandantes de várias unidades dos bombeiros.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo