Governo do Rio anuncia criação de unidade policial de elite

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de maio de 2003 as 16:57, por: cdb

A governadora do Rio, Rosinha Matheus, anunciou, após reunião com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que o Estado vai assinar, no próximo dia 14, a adesão ao Sistema Único de Segurança Pública.

A governadora também disse que houve um “bom entendimento” em relação à segurança pública e que foi fechado um convênio para a construção de um alambrado em torno do presídio de Bangu, na zona Oeste do rio, além do prazo para o recebimento dos R$ 40 milhões do governo federal, para o combate à violência no Rio.

– Viemos, por determinação do presidente Lula, e com uma imensa vontade de lutar contra o crime organizado, que sairá perdedor nessa nossa investida. Vamos criar uma unidade policial de elite sob o comando direto do delegado da Polícia Federal Luiz Fernando Gomes, que será subordinado a Brasília e que vai agir em ações de inteligência e operações especiais já na próxima semana -, explicou o ministro.

O ministro também anunciou medidas que vão agilizar o processo de liberdade para os presos que já completaram a pena. Além disso, Thomaz Bastos afirmou que o governo federal vai investir no desenvolvimento e aperfeiçoamento da polícia fluminense.

A governadora está reunida, no Palácio Guanabara, com o ministro da Justiça, o secretário nacional de Segurança, Luiz Eduardo Soares; e o secretário estadual de Segurança, Anthony Garotinho.