Governo deve lançar novo modelo de passaporte

Arquivado em:
Publicado Terça, 18 de Janeiro de 2005 às 01:36, por: CdB

O secretário-executivo do ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou na segunda-feira que o governo brasileiro prepara um novo modelo de passaporte para a população que for viajar ao exterior. O novo documento deve começar a ser expedido a partir de outubro. O passaporte novo deve ter uma foto digitalizada, código de barras com informações pessoais e um novo modelo de costura que não permita que se desmonte o documento e arranque uma das páginas.

Também vai haver um modelo simplificado emitido apenas para viagens de emergência. O novo modelo de passaporte, explicou, terá 20 itens de segurança a mais do que o atual. O documento continuará sendo expedido pela Polícia Federal, mas deve demorar 48 horas para ficar pronto.

Por causa disso, o governo vai criar uma espécie de passaporte de emergência que poderá ser expedido no próprio aeroporto em casos de necessidade como, por exemplo, a morte de um parente no exterior ou uma viagem a trabalho. Segundo o secretário, este documento deve valer por apenas dois ou três meses.

Segundo ele, as novas medidas de segurança deverão reduzir também o alto índice de falsificações de passaportes de brasileiros. Ele lembrou que atualmente o documento emitido no Brasil é muito falsificado por causa da mistura de etnias presente no país. Além disso, segundo o secretário, como o português não é uma língua muito conhecida no exterior, é possível se enganar com maior facilidade os oficiais de outros países que podem confundir o idioma falado pelo falsificador com o do Brasil.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo