Governo da Turquia denuncia tentativa de golpe militar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 15 de julho de 2016 as 17:50, por: cdb

Na capital do país, notícias veiculadas nas rádios e nas redes sociais também apontam para a movimentação de tropas, no golpe de Estado, mas nenhuma comunicação dos insurgentes foi divulgada

 

Por Redação, com agências internacionais – de Ancara

 

Um grupo de militares turcos tentou um golpe de Estado, na noite desta sexta-feira, no horário de Ancara, segundo afirmou o primeiro-ministro do país, Binali Yildirim. As tensões entre partidários de um governo secular e militantes de grupos islâmicos radicais têm aumentado nos últimos dias.

As forças de segurança da Turquia estão em alerta máximo diante de uma tentativa de golpe militar
As forças de segurança da Turquia estão em alerta máximo diante de uma tentativa de golpe militar

“Um grupo de militares, abusando de seus poderes e das armas em sua posse, tentaram perpetrar ações inconstitucionais e irresponsáveis”, disse Yildirim, pedindo calma à população da Turquia e dizendo que o governo está fazendo o possível para manter a ordem.

Turquia em alerta

Na capital do país, notícias veiculadas nas rádios e nas redes sociais também apontam para a movimentação de tropas, mas nenhuma comunicação dos insurgentes foi divulgada, até o fechamento desta matéria. Fontes ouvidas por agências internacionais relatam tiros junto do quartel do Estado Maior.

Segundo o primeiro-ministro turco, os militares teriam tentado quebrar o comando hierárquico militar, em uma tentativa de derrubada do governo.