Governo católico e protestante toma posse na Irlanda do Norte

Arquivado em:
Publicado Terça, 08 de Maio de 2007 às 10:59, por: CdB

O líder protestante Ian Paisley, do Partido Democrático Unionista (DUP), que passou décadas recusando-se a cooperar com a minoria católica representada pelo Sinn Fein, assumiu nesta terça-feira o cargo de primeiro-ministro do governo de divisão de poder da Irlanda do Norte.

Ao seu lado, o líder católico Martin McGuinness assumiu o cargo de vice-primeiro-ministro.

O acordo em torno do governo conjunto foi selado em 26 de março deste ano, com o objetivo de colocar de lado as hostilidades entre ambos os lados, que já duram décadas no país. Apesar de tentativas anteriores de divisão de poder terem fracassado, desta vez líderes protestantes e católicos parecem determinados em fazer a nova liderança funcionar.

O DUP assumiu cinco dos 12 outros cargos de ministro de gabinete, enquanto o Sinn Fein ficou com quatro. Protestantes moderados da União do Ulster obtiveram outras duas cadeiras, e os partidos católicos Democracia Social e Partido trabalhista ficaram com a última.

"Eu acredito que a Irlanda do Norte inaugura uma período de paz, uma época em que o ódio não irá mais imperar. Será muito bom fazer parte dessa maravilhosa cura", disse Paisley.

Em seu discurso, McGuinness afirmou que o acordo "surpreendeu os céticos", e disse a Paisley, que será seu parceiro no governo: "Quero desejar a você o melhor neste momento, em que damos um passo para o maior desafio de nossas vidas", afirmou.

McGuinness também qualificou esta terça-feira como uma "data histórica". "O que estamos vendo hoje é um dos dias mais importantes para um processo que dura quase 15 anos".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo