Governadora do Rio lança o Projeto Jovem Trabalhador Social

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de setembro de 2003 as 15:44, por: cdb

A governadora Rosinha Garotinho lançou, na manhã desta quinta-feira, no Palácio Guanabara, o Projeto Jovem Trabalhador Social. Na presença de 400 estudantes que participarão do projeto, a governadora ressaltou a importância do jovem em sua administração, traduzida em projetos e ações que proporcionam oportunidades de trabalho e formação profissional. “O nosso governo não tem só esse projeto para o jovem.

A nossa preocupação vem desde a administração do Garotinho, com o Jovens Pela Paz, o Reservistas Pela Paz, o Vida Nova, a implantação de cotas na Uerj para jovens carentes que fizemos este ano”, enumerou.
Desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria estadual de Ação Social, o projeto visa associar o jovem a campanhas de prevenção ao consumo de drogas e abuso de álcool, preservação ambiental, conscientização no trânsito, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, inserção no mercado de trabalho e a importância da cultura na prevenção à criminalidade.

Rosinha lembrou, no entanto, que não basta o governo agir, mas é preciso, também, que o jovem se dedique aos projetos. -Buscamos parcerias com a iniciativa privada. Só no setor naval, conseguimos vagas para cerca de dois mil jovens. Mas o governo não faz milagres, é preciso que cada jovem aproveite as oportunidades que oferecemos – lembrou.

O coordenador da Juventude, Wilson Sombra, disse que o projeto sedimenta o compromisso do governo do estado com os jovens.

– É difícil, neste país, encontrarmos governos que queiram investir na formação do jovem, o que significa investir no futuro – constatou.

Jovens como Aline de Moura, 22, e Bruno Motta, 21 anos, entre os muitos que compareceram ao lançamento do projeto, confirmaram o desejo de maior participação nos projetos do estado.

– Temos consciência da importância do projeto e estamos com muita garra em participar e crescer com ele -disse.

Também compareceram ao evento o secretário de Ação Social, Fernando William, e o secretário chefe do Gabinete Civil, Francesco Conte.