Governador colombiano tem mandato anulado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de abril de 2003 as 13:39, por: cdb

O Conselho de Estado, o principal tribunal administrativo da Colômbia, anulou nesta terça-feira a eleição do governador do departamento (estado) de Atlântico, Ventura Díaz, que estava havia dois anos no cargo e cedeu o posto a seu rival, Alejandro Char.

Díaz, jornalista e locutor de rádio, ganhou as eleições de outubro de 2000 e tomou posse em janeiro de 2001 como governador do departamento caribenho do norte do país.

No entanto, o liberal Char denunciou o resultado e, depois de uma nova contagem de votos, se anularam sufrágios depositados de forma irregular em vários povoados, ficando como ganhador por 2.607 votos de diferença sobre Díaz.

Com a decisão do tribunal, Char deverá terminar o período que exercia o cargo de governador, que vence em 31 de dezembro próximo.

O magistrado Álvaro González Murcia, do Conselho de Estado, declarou que “subtraíram a cada um dos candidatos os votos nulos, com o que Ventura Díaz obteve 252.606 e Alejandro Char 255.213”.

Char, engenheiro e construtor, de 34 anos, anunciou que tomará posse ainda na terça-feira e começará seus trabalhos na quarta, embora tenha advertido que seus advogados apelarão na busca de que seu mandato possa cumprir-se até 2007.

Alejandro Char é membro de uma família de origem libanesa proprietária de uma rede nacional de supermercados, várias emissoras de rádio e o time de futebol Atlético Junior.