Gordon Brown lança campanha para suceder Tony Blair

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de maio de 2007 as 10:40, por: cdb

O ministro britânico das Finanças, Gordon Brown, lançou nesta sexta-feira sua campanha para tornar-se novo líder do Partido Trabalhista, o que permitirá que suceda Tony Blair como premier do Reino Unido.

Após dez anos à frente do governo do Reino Unido, Blair marcou a renúncia para 27 de junho, logo depois que seu partido eleger um novo líder. Sua saída se dá em um momento de queda de popularidade, principalmente em razão do apoio do premiê à guerra no Iraque.

Espera-se que o substituto de Blair seja anunciado em 24 de junho. Brown é o favorito, mas precisará do aval do Partido Trabalhista.

Em discurso, o ministro disse nesta sexta-feira que seu governo irá “honrar os compromissos” do Reino Unido com o Iraque, mas admitiu que “erros foram cometidos” na condução do conflito.

“Nós cumpriremos nossas obrigações com o povo iraquiano. Essas obrigações são parte da resolução da ONU, e são um apoio à democracia”, afirmou ele.

“Acredito que, nos próximos meses, o foco [no Iraque] irá mudar. Temos que nos concentrar na reconciliação política no país, e no desenvolvimento econômico, para que o povo do Iraque (…) possa sentir que terá seu lugar no país no futuro”. acrescentou Brown.