Google cria ferramenta para localizar sobreviventes do terremoto no Chile

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 1 de março de 2010 as 13:20, por: cdb

O terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile e deixou mais de 700 mortos prejudicou sensivelmente o sistema de comunicação, o que dificulta a obtenção de informações sobre parentes e amigos.  Apesar da dificuldade de acesso também à Internet no país, o Google criou uma ferramenta que permite procurar informações sobre vítimas e sobreviventes.

O Google Person Finder: Chile Earthquake também permite a qualquer pessoa que tenha informações inserir esses dados e torná-los públicos na Internet, ampliando a base. Disponível em inglês e espanhol, a ferramenta já conta com dados de quase 36 mil pessoas. Os dados podem ser acessados por qualquer internauta, mas vale lembrar que o Google não tem como checar a veracidade das informações.

Além da ferramenta de localização de vítimas, o Google criou um site, o Crisis Response – Chile, que permite fazer doações para instituições como a Unicef, que colaboram com os trabalhos de socorro à população chilena. Na página também há um link no YouTube para quem quiser divulgar depoimentos em vídeo sobre o terremoto.

Ferramentas de redes sociais como Twitter e Facebook também estão sendo utilizidas para divulgar informações sobre a tragédia, com fotos e links para vídeos.