Google ainda não sabe motivo de problema na China

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de abril de 2010 as 00:17, por: cdb

Depois de culpar uma falha técnica interna, o Google agora diz que não tem certeza do motivo de usuários chineses enfrentarem problemas ao utilizar seus serviços de busca.

Nesta terça-feira, algumas pessoas na China relatavam que não conseguiam realizar buscas no Google mesmo quando acessavam a página Google.com.hk, para a qual a empresa redireciona os usuários da China.

Alguns observadores pensam que o governo chinês começou a bloquear o site, mas o Google disse que o problema ocorreu devido a uma mudança feita nos servidores da empresa.

“Nas últimas horas ‘gs_rfai’ começou a aparecer nos endereços de busca do Google globalmente como parte de um parâmetro que envia informações sobre as pesquisas para o portal, para que possamos retornar os melhores resultados”, disse a empresa na terça-feira. “O problema é que o parâmetro contém as letras ‘rfa’, que o Grande Firewall da China relaciona com a Radio Free Asia, um serviço indisponível no país há muito tempo, causando o bloqueio”, disse o Google.

Porém, no mesmo dia o portal mudou o discurso. “O que aconteceu hoje, que bloqueou o Google.com.hk, pode ser sido resultado de alguma alteração no Grande Firewall”, explicou a empresa.

Ainda assim, por algum motivo, as buscas voltaram ao normal na China sem nenhuma modificação do Google. “Continuaremos monitorando para saber o que aconteceu, mas por enquanto parece que a questão foi resolvida”, disse a empresa.