Gilberto Gil é aplaudido de pé em show no Chile

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de maio de 2003 as 13:13, por: cdb

O ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, foi aplaudido de pé por 5.000 chilenos num show na velha Estação Mapocho de Santiago, transformada em centro cultural.

Durante duas horas, Gil cantou diversas músicas num repertório no qual misturou ritmos, instrumentos e estilos e percorreu fases de toda a sua carreira.

O músico e ministro, que chegou ao Chile na noite da última terça-feira (6) e viaja neste sábado ao Peru, tocou diversas músicas de seu último disco, Kaya N’gan Daya, um tributo a Bob Marley, para depois passar por uma variedade de ritmos, incluíndo samba, reggae, bossa nova, rock e blues.

O momento mais emocionante do show ocorreu quando Gil ficou sozinho no palco e cantou músicas como Waiting in vain e Lively up yourself, de Bob Marley.

– É uma honra para mim poder cantar estas maravilhosas letras. Bob era um guerreiro que lutou contra todas as injustiças contra as pessoas de raça negra da América -, disse o compositor, de 60 anos.

Gil, que realizou visita oficial de quatro dias a Santiago e se reuniu na última quinta-feira (8) com o presidente chileno, Ricardo Lagos, no Palácio de La Moneda (sede do Governo), viaja ao Peru para fazer um show em Lima.

No Peru, ele combinará uma apertada agenda oficial com suas atividades artísticas.

– Desde que assumi o cargo de ministro tenho que combinar minhas turnês com as atividades oficiais -, afirmou.