Gil considera Guggenheim `muito caro´

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003 as 21:11, por: cdb

Ministro da Cultura, Gilberto Gil considera o projeto de construção do museu Guggenheim no Rio de Janeiro muito caro. “Eu já disse isso ao prefeito César Maia”, afirmou. A obra está orçada em US$ 250 milhões, quantia em torno de R$ 895 milhões, e deverá ser iniciada a partir de junho deste ano, no Píer Mauá (centro do Rio de Janeiro).

Gil disse que não vai se intrometer no assunto. “Como ministro não posso ter opinião”, disse. Segundo ele, o papel do Ministério da Cultura é aprovar o projeto no que se refere à instalação em local tombado pelo patrimônio histórico.

– Eu me reservo o direito de falar sobre o que está na minha área. O Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] tem que dar seu parecer, e é aí que eu entro – afirmou.

A construção do Museu Guggenheim no Rio de Janeiro é alvo de polêmica. Artistas se disseram contrários à vinda do museu pelo preço proposto e vários protestos já marcaram o vai-e-vém do projeto, desde seu início, no ano 2000, quando nem se sabia ainda em que cidade se instalaria.