Gestores realizam planejamento da Semana da Saúde Escolar

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Março de 2012 às 10:50, por: CdB
Prevenção da obesidade. Gestores de escolas municipais e estaduais se reuniram, na quarta-feira (7), no Auditório da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com membros do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa Saúde na Escola, para formatar o planejamento da Semana da Saúde Escolar, que será realizada de 9 a 13 de Abril, em 17 unidades escolares.
A Semana da Saúde Escolar é uma parceria dos ministérios da Saúde e Educação, que tem como objetivo alertar para a necessidade da boa condição de saúde das crianças e dos adolescentes, para sua formação educacional e cidadã. “As crianças da educação infantil começam a entender a importância da alimentação saudável para seu desenvolvimento”, afirma Alba Valéria, coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial.
Segundo Edileuza Maciel, coordenadora do Programa Mais Educação e representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Brasil apresenta um grande índice de obesidade infantil. De acordo com ela, o projeto promove uma conscientização sobre o tema e alerta para o risco do excesso de peso na infância. “O Programa Saúde Escolar propõe a prevenção da obesidade, a partir, de uma alimentação saudável”, afirma ela.
Durante a Semana da Saúde Escolar, serão realizadas atividades esportivas nas escolas selecionadas, palestras e avaliação antropométrica, que tem como principal objetivo fazer o mapeamento das condições corporais das crianças e dos adolescentes da rede municipal e estadual de ensino. A semana vai contemplar 30% dos alunos das 17 escolas participantes do projeto. A meta é que, até dezembro, 100% dos alunos destas escolas tenham sido avaliados.
Para a realização do projeto será oferecida uma capacitação para a equipe de profissionais que irá trabalhar a temática nas escolas, durante a Semana da Saúde Escolar, e em todo ano letivo. “Esses profissionais irão promover atividades de prevenção da obesidade infantil, esclarecendo a importância da alimentação saudável e a necessidade de atividade física para uma melhor qualidade de vida”, afirma Marta Nobre, nutricionista da Semed.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo