George W.Bush se encontra com Dalai Lama sob protestos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 10 de Setembro de 2003 às 22:31, por: CdB

Sob protesto da China, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se encontrou na última quarta-feira com o Dalai Lama, o líder espiritual exilado do Tibet, e pediu que os dois lados tentem resolver suas diferenças com diálogo.
 
- O presidente reiterou o forte compromisso dos Estados Unidos com a preservação da identidade do Tibet, com sua religião, cultura e identidade linguística únicas - disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

- O presidente também declarou seu forte apoio ao compromisso de Dalai Lama no diálogo com a China. O presidente afirmou que buscará maneiras de incentivar a China a manter o diálogo com bases importantes e expressou sua esperança de que o governo da chinês responda favoravelmente - disse McClellan.

Após o encontro, o Dalai Lama disse que o presidente mostrou 'interesse e simpatia genuínos' nos assuntos que levantou. O Dalai Lama criticou as políticas chinesas como contraproducentes para a estabilidade e a unidade.

Essa foi a segunda reunião entre o Dalai Lama e Bush para discutir a questão do Tibet.

O Dalai Lama se encontrará com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, nesta quinta-feira.

O Ministério de Relações Exteriores da China divulgou um comunicado no mês passado dizendo que Pequim havia pedido aos EUA para não deixarem o Dalai Lama visitar o país 'para se engajar em atividades para dividir a China'.

Os Estados Unidos e o Dalai Lama, que vive exilado desde 1959, disseram não favorecer a independência do Tibet, mas apenas mais autonomia para o povo tibetano.

A administração Bush tem dado uma prioridade menor ao futuro do Tibet em conversas com a China do que o governo Clinton.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo