George W. Bush é criticado por candidatos democratas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de setembro de 2003 as 01:40, por: cdb

Dois candidatos democratas à eleição presidencial de novembro de 2004 acusaram o atual presidente George W. Bush de falta de sinceridade em relação à questão do Iraque.

– Sejamos claros: um discurso de quinze minutos não compensa os quinze meses passados induzindo os americanos ao erro sobre o porquê da guerra no Iraque e não compensa as quinze semanas de má gestão dos esforços de reconstrução – declarou Howard Dean, ex-governador de Vermont (nordeste).

O candidato democrata duvidou que o discurso presidencial tenha convencido outros países a participar da reconstrução do Iraque, como deseja o governo Bush.

– O presidente deve solicitar imediatamente que seu secretário de Estado (Colin Powell) tome um avião para pedir tropas, dinheiro e os acordos necessários para que nossos aliados e amigos participem dos esforços para fazer do Iraque um lugar melhor – disse Dean.

Para outro candidato democrata, o senador de Massachusetts, John Kerry, o discurso presidencial deixa muitas perguntas sem resposta.

– Fazer um discurso pela televisão não vai contribuir para tranqüilizar os americanos sobre o que acontece no Iraque. Dizer a verdade aos americanos não requer um discurso, mas respostas francas a questões difíceis – afirmou Kerry.