Genro de Saddam quer se entregar aos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 20 de abril de 2003 as 22:34, por: cdb

O Congresso Nacional Iraquiano afirmou que um genro de Saddam Hussein, Jamal Mustafa Abdullah Sultan, rendeu-se e será entregue às autoridades dos EUA. Sultan estava na Síria, mas teria sido convencido a voltar a Bagdá e se entregar, segundo a porta-voz do Congresso Nacional Iraquiano, Zaab Sethna, informou à agência de notícias norte-americana Reuters.

– Ele é o primeiro membro íntimo da família a ser detido – informa a agência.

Sultan é um nove de paus no baralho criado pelos Estados Unidos com as imagens dos 55 mais procurados no Iraque.

Oposição

Os Estados Unidos também afirmaram que prenderam outro membro do regime de Saddam Hussein. De acordo com um comunicado do Comando Central, no Qatar, Abd al-Khaliq Abd al-Gafar, que era ministro da Educação e Pesquisa Científica, foi preso no sábado.

Al-Gafar ocupa a posição de número 54 no baralho dos mais procurados.

O Congresso Nacional Iraquiano é uma coalizão de grupos de oposição exilados durante o regime de Saddam Hussein. No baralho americano, o ás de espadas exibe a imagem de Saddam Hussein, enquando seus filhos Qusay e Uday aparecem, respectivamente, no ás de paus e no ás de copas.

Os principais membros da lista são acusados pelos Estados Unidos de promover ataques químicos, deportações forçadas, chacinas, tortura e outros crimes contra a humanidade.

Acusada pelos Estados Unidos de estar abrigando fugitivos do regime iraquiano, a Síria rebateu as alegações.