Genoino diz que aposta no tempo para a candidatura de Greenhalgh

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de janeiro de 2005 as 21:09, por: cdb

O PT aposta no tempo para sedimentar a candidatura do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara junto aos 512 deputados federais. A afirmação é do presidente do PT, José Genoino, que hoje deu seqüência às conversas com os presidentes de partidos da oposição e aliados do governo, na tentativa de abrir caminho para o nome escolhido pelos petistas. No final da tarde, ele conversou com o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que reafirmou seu apoio à candidatura avulsa do deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA).

“O importante é o debate que será feito nas bancadas, no plenário. Um mês vale por muitas semanas – e nós temos tempo”, disse Genoino após a reunião com Bornhausen. O partido, acrescentou, está trabalhando para garantir a unidade de sua bancada, que foi cobrada pelos aliados PMDB, PL e PTB na reunião de segunda-feira passada.

Genoino ressaltou que o trabalho em favor da candidatura de Luiz Eduardo Greenhalgh passa necessariamente pelo “convencimento e pelo diálogo”. À pergunta sobre a irreversibilidade da candidatura do deputado paulista à presidência da Câmara, diante da insistência do deputado Virgílio Guimarães na defesa da candidatura avulsa, José Genoíno respondeu que “a candidatura de Greenhalgh é para valer e representa a bancada do Partido dos Trabalhadores”.

O presidente do PT disse ainda que a escolha do nome de Greenhalgh foi consenso entre os deputados petistas. Quanto ao deputado Virgílio Guimarães e à possibilidade de lançamento da candidatura avulsa, José Genoíno disse acreditar que, com paciência, essa situação será revertida. “Nós somos pacientes, somos determinados e confiamos na história do Virgílio, na relação com o PT, na relação com a bancada. Nós vamos trabalhar pela unidade de ação da bancada, nós temos tempo para isso”, insistiu o presidente petista.