Genoinho defende proposta de Lula sobre controle do Judiciário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de abril de 2003 as 15:40, por: cdb

O presidente nacional do PT, José Genoino, defendeu a sugestão dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar controle externo para o Judiciário. De acordo com ele, o próprio Judiciário deveria ter disposição para abrir suas “caixas-pretas”. Para Genoino, em momento algum o presidente Lula quis ofender os integrantes do poder Judiciário com suas declarações.

“O Judiciário tem as suas ‘caixas-pretas’ como o Legislativo e o Executivo. O Legislativo corta na própria carne. Tivemos o exemplo do deputado Pinheiro Landim (sem partido/CE) no início do ano. E agora estamos vivendo um processo dramático no Senado”, em referência ao pedido de cassação do mandato do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), acusado de envolvimento em escutas telefônicas.

Segundo o presidente do PT, “no Executivo o maior exemplo foi o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Mas no Judiciário todos os processos são fechados, sem transparência”.

Genoino lembrou ainda uma frase dita pelo ex-presidente do Congresso Ulisses Guimarães. “O Executivo tem uma rampa assim como o Legislativo e o Judiciário. Mas o Judiciário não expõe a sua rampa e o povo deve cobrar transparência e honestidade dos três poderes”.