Gays protestam contra projeto de lei sobre ‘prevenção’ da homossexualidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de setembro de 2003 as 18:59, por: cdb

Militantes gays planejam acampar na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro para protestar contra projeto de lei do deputado Édino Fonseca (Prona), que propõe a criação de programas de auxílio às pessoas que “voluntariamente optarem pela mudança da homossexualidade para a heterossexualidade”.

Pelo projeto, o poder público terá que financiar iniciativas para a “prevenção, apoio e/ou possibilidade de reorientação sexual das pessoas que vivenciam a homossexualidade”. Na prática, segundo o deputado, os governos seriam obrigados a manter programas desse tipo em organizações não-governamentais e em igrejas, como aqueles que já existem na Assembléia de Deus do deputado.

“Esse projeto é um desserviço. O que ele quer é o repasse de dinheiro público para igrejas evangélicas”, ataca Claudio Nascimento, coordenador do movimento gay Arco-Íris. “Além disso, ele dá legalidade à perseguição de gays”. Raimundo Pereira, da Rede Internacional de Cultura Gay, concorda. “Homossexualismo não é doença e não precisa ser tratada. Isso é um retrocesso”. O projeto ainda não tem data para ser votado.