Gastos de consumidores americanos aumentou 0,4%

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de abril de 2003 as 13:23, por: cdb

O gasto dos consumidores americanos aumentou 0,4 por cento em março, após a alta de 0,1 por cento no mês anterior, informou nesta segunda-feira o Departamento de Comércio.

As despesas dos consumidores, cujos gastos equivalem a mais de dois terços do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos, chegaram a 7,526 trilhões de dólares em março.

Os soldos e salários aumentaram 0,5 por cento em março e chegaram a 5,126 trilhões de dólares, dando ímpeto ao aumento da renda.

No primeiro trimestre do ano, o gasto dos consumidores subiu 1,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, o maior aumento desde o primeiro trimestre de 1993, quando foi registrada a mesma alta. No último trimestre de 2002, a despesa dos consumidores tinha crescido 1,7 por cento ap longo dos 12 meses anteriores.

Em todo o ano passado, com o ajuste pela inflação, a despesa dos consumidores nos EUA subiu 3,1 por cento, contra os 2,5 por cento registrados em 2001, ano que teve três trimestres de contração econômica.

Em março, as vendas de carro aumentaram depois que os fabricantes ofereceram descontos e ampliaram seus programas de crédito sem juros.

A alta dos gastos dos consumidores foi encabeçada pela compra de bens duráveis, ou seja, aqueles fabricados para durarem mais de três anos, cujas compras subiram 1,6 por cento em março, após uma queda de 1,5 por cento em fevereiro.

As compras de bens não duráveis caíram 0,2 por cento em março, depois de uma queda de 0,7 por cento em fevereiro.

Os gasto com serviços, que representa quase a metade deste indicador, recuou 0,1 por cento em março, a primeira queda em sete meses, enquanto, em fevereiro, tinha se mantido estável.