Garotinho vai instalar cabines com vidros blindados no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de abril de 2003 as 15:06, por: cdb

O novo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, informou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, logo após tomar posse, no Quartel-General da Polícia Militar do Rio, que vai instalar cabines com vidros blindados para substituir os atuais 35 polígonos de segurança. Segundo Garotinho, essas cabines que só serão abertas por dentro, para dar mais segurança ao policial, que ficará sozinho e terá um rádio transmissor.

Anthony Garotinho disse que vai dividir a área metropolitana do Rio em cinco partes e que cada uma será patrulhada por um helicóptero com câmeras de vídeo que enviarão imagens para a Secretaria de Segurança e para a sede do governo do estado.

O secretário convocou os policiais para a guerra contra o tráfico e anunciou a criação de um grupo de acompanhamento e assistência às famílias dos policiais mortos em serviço.

– O objetivo é evitar que as famílias fiquem desprotegidas em caso de fatalidade – explicou.

Garotinho prometeu reativar antigos programas da Secretaria de Segurança que haviam sido desativados durante a gestão de Benedita da Silva (PT), como o “Reservistas da Paz”.

O ex-governador fez uma ameaça velada à conhecida banda-podre da polícia avisando que a “mão amiga não hesitará caso o policial se confunda com um bandido”.

Um de seus primeiros planos para a pasta, declarou, será a proposta de um convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária para que os presos construam casas e costurem uniformes para os policiais.

– Para eles isso será uma humilhação -declarou.