Gabrielli descarta autossuficiência do Brasil na produção de GLP

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Outubro de 2009 às 12:03, por: CdB

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quinta-feira que não vê possibilidade do Brasil se tornar autossuficiente na produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pelo menos até 2020 e ressaltou que sua importação continuará sendo necessária para suprir a demanda nacional.

– Não há a menor expectativa da taxa de importação do GLP chegar a zero ou ficar negativa, o que representaria a exportação. Continuaremos importando –, disse o executivo durante sua apresentação no Fórum Mundial de Gás LP, que acontece até esta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

Atualmente, o Brasil consome seis milhões de toneladas de GLP por ano. Desse total, um percentual de 18% a 20% são importados da Argentina, Europa, América do Norte e Oriente Médio. Gabrielli ressaltou que o País não é um consumidor potencial do GNL, consumindo apenas 1/4 do mercado da América Latina, e disse que a demanda do gás ainda está concentrada nos Estados Unidos, na Ásia e Europa.

– O consumo no Brasil é concentrado nas residências –, frisou.

Gabrielli destacou ainda que cinco refinarias estão previstas para entrar em operação no País até 2020 mas que, ainda assim, a capacidade de processamento do GLP nessas unidades não será suficiente para elevar o número da produção de barris de maneira a abastecer a demanda nacional, acompanhando as taxas de crescimento do mercado brasileiro.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo