G-20 se reúne para definir postura única para enfrentar EUA e UE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de setembro de 2003 as 13:59, por: cdb

O G-20, grupo de países em desenvolvimento liderado por Brasil, Índia e China vai se reunir dia (9), um dia antes da V Conferência Ministerial de Cancun. O objetivo do encontro é a definição de uma posição única sobre, principalmente, os interesses agrícolas. A reunião foi uma das soluções encontradas para eliminar a ameaça de fracasso do encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), pois alguns consideram o grupo como o único que pode fazer frente aos interesses dos EUA e da União Européia (UE).

Neste grupo estão representados quase 65% dos agricultores de todo o mundo e, há duas semanas, em Genebra, apresentou uma proposta para a liberalização do setor. Porém, o conteúdo da proposta não foi inserido no rascunho do acordo preparado pela OMC que servirá como roteiro para dos debates no México.

O G-20 deseja negociar com os países ricos as propostas de redução do apoio doméstico que distorce o comércio, a eliminação de todas as formas de subsídio a exportação e uma melhoria substancial no acesso ao mercado internacional.

Compreendendo a maior parte da população rural do mundo e respondendo por fração expressiva do comércio agrícola mundial, o Grupo foi criado durante as últimas etapas da preparação para a Conferência Reunião Ministerial da OMC. Para esses países, a agricultura é o ponto central da Agenda do Desenvolvimento de Doha.