Futuros guardas mirins: curso prossegue até maio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 10:43, por: cdb

Os alunos da nova turma de Guarda Mirim foram para seu quarto dia de treinamento nesta quinta-feira (8), na Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), onde aprenderam postura e ordem unida. Quando completarem um mês de curso, vão iniciar as palestras sobre conduta, cidadania, entre outros assuntos. O curso tem duração de dois meses.

O guarda mirim, Yago Antônio Barbosa da Silva, 15 anos, participou da primeira turma do curso de Guarda Mirim em 2009 e relatou que pretende continuar como guarda mirim até a idade máxima, 18 anos.

– Aqui aprendi a ser um garoto mais comportado e disciplinado. Somos bem capacitados e sabemos o que acontece no mundo. Como muitos guardas mirins, o treinamento ocupou meu tempo e não restou espaço para ficar na rua. Minha mãe está muito orgulhosa com meu comportamento – ressalta Yago.

Os alunos são divididos em duas turmas, uma na parte da manhã (9h às 11h) e outra na parte da tarde (14h às 16h), com formatura prevista para maio, aumentando o efetivo para 450. Os alunos de 12 a 14 anos, além do treinamento, praticam esportes, de acordo com a aptidão de cada um. Os de 15 anos aprendem uma nova profissão nas oficinas. Os de 16 são encaminhados para estagiar nas secretarias municipais e quando chegam a maior idade, já estão prontos para enfrentar o mercado de trabalho.

O coordenador da Guarda Mirim, tenente Silva Leite, relatou que o objetivo do treinamento é transformar jovens em ótimos cidadãos. “Vários já vieram para agradecer pelos caminhos que seguiram, através dos ensinamentos passados. Alguns já estão trabalhando em grandes empresas, concursados e contratados”, ressalta.

Postado por: Thábata Ferreira – 09/03/2012 13:20:00

Últimas Notícias…