Furacão Hillary atinge a categoria 3 na costa do México

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de setembro de 2011 as 18:16, por: cdb

Furacão Hillary atinge a categoria 3 na costa do México

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O furacão Hillary atingiu na quinta-feira a categoria 3 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), mas por enquanto seu trajeto ameaça apenas passar raspando na costa mexicana do Pacífico.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos EUA, a tempestade está 120 quilômetros a sul-sudoeste do balneário de Acapulco, com ventos máximos regulares de até 185 quilômetros por hora.

Em nota, o CNF disse que o sistema deve continuar se deslocando paralelamente à costa sudoeste do México, mas que um eventual desvio para o norte poderá causar fortes ventos no litoral. “Um fortalecimento adicional é esperado, e Hillary pode se tornar um grande furacão nesta noite.”

Este é o sétimo furacão da atual temporada no Pacífico, mas nenhum dos anteriores causou danos significativos.

Uma parte do litoral mexicano está em estado de alerta, e o CNF prevê 76 a 127 milímetros de chuva no sul do país, podendo chegar a até 250 milímetros em pontos isolados. Também há previsão de ondas e correntes perigosas no litoral.

O México não produz petróleo no Pacífico, e dificilmente o furacão poderá afetar a refinaria de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca.

(Reportagem de Miguel Angel Gutierrez e Krista Hughes)

Reuters