Fraudador de leilões on-line é condenado pela justiça norte-americana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de abril de 2003 as 21:47, por: cdb

Um dos mais notórios autores de golpes em leilões online, Jay Nelson, foi condenado a seis anos e meio de prisão por ter aplicado golpes em mais de 1.700 vítimas – a maioria nos leilões online, Yahoo e eBay, segundo informou o site MSBC.com.
Nelson enganou as autoridades por cerca de seis meses, em 2001, quando escapou de uma fiança após enfrentar uma acusação inicial por fraude na rede. O acusado foi então delatado por um comerciante que o reconheceu com base em uma foto publicada no site MSNBC.com.

O esquema de Nelson envolvia a oferta de produtos eletrônicos no eBay e no Yahoo. Ele aceitava os pagamentos mas nunca enviava os produtos. O esquema funcionou porque o fraudador se escondia por trás de nomes falsos para convencer os potenciais clientes de que ele era um vendedor confiável.

A sentença, no entanto, não é a maior já aplicada para casos de crimes na Web. No ano passado, no Estado norte-americano de Virginia, outro fraudador foi condenando a 12 anos de prisão por ter extorquido US$ 100 mil de 268 vítimas, aceitando pagamentos e nunca entregando produtos.

O caso de Jay Nelson envolveu a maior investigação sobre fraudes em leilões já realizada pelo Serviço de Inspeção Postal dos Estados Unidos.