França concorda em participar de força de segurança no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de dezembro de 2001 as 15:21, por: cdb

A França anunciou que está pronta para participar da força internacional de segurança no Afeganistão. O comunicado foi feito após o término de um conselho restrito sobre o Afeganistão, mantido no palácio do Eliseu, sob a presidência do chefe de Estado francês, Jacques Chirac. Também participaram do conselho, o primeiro-ministro Lionel Jospin; o ministro de Relações Exteriores, Hubert Vedrine; o de Defesa, Alain Richard, entre outras altas autoridades civis e militares.

O ministro da Cooperação francesa, Charles Josselin, já viajou para Cabul, onde discutirá com os novos líderes do governo afegão e membros das Nações Unidas a ajuda que será dada ao Afeganistão. Josselin se encontrará com Yunis Qanuni e Mohammad Fahim, ministros do Interior e da Defesa do novo governo interino, que tomará posse em 22 de dezembro.

Ainda não está confirmado o encontro de Josselin com o líder do novo governo afegão, Hamid Karzai. O líder ainda não voltou para Cabul depois de ajudar na rendição talibã da cidade de Kandahar. Josselin retorna à França na sexta-feira.