França anuncia pacote com medidas de austeridade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de agosto de 2011 as 12:28, por: cdb

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da França, François Fillon, anunciou hoje (24) que serão adotadas medidas de austeridade que envolvem aproximadamente 11 bilhões de euros até 2012. A ideia é elevar os valores de alguns impostos, principalmente os incidentes sobre os mais ricos. Fillon acrescentou ainda que serão revistas para baixo as previsões de crescimento econômico para 2011.

Segundo o primeiro-ministro, a revisão deve fazer com que as estimativas caiam de 2% para 1,75%. De acordo com ele, as medidas de austeridade permitirão reduzir o déficit público para 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012.

No último dia 16, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reuniram-se para definir ações comuns de proteção da economia da região na tentativa de conter os impactos da crise.

O governo do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou um pacote que prevê cortes de 45,5 bilhões de euros para garantir o equilíbrio orçamentário até 2013, além de redução de benefícios trabalhistas e sociais. A decisão gerou críticas e ameaças de greve geral de várias categorias profissionais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade