Fragmentos de satélite italiano devem cair nesta terça-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de abril de 2003 as 13:50, por: cdb

O satélite italiano desativado BeppoSAX deve reentrar nesta terça-feira na atmosfera terrestre e o impacto em solo dos fragmentos que sobreviverem está estimado para as 21h51, hora de Brasília. As informações são do Ministério de Ciência e Tecnologia.

O último boletim divulgado pela Agência Espacial Italiana (ASI) diz que o satélite BeppoSAX está se aproximando da reentrada nas camadas mais densas da atmosfera terrestre.

De acordo com a ASI, a janela (margem de tolerância) do impacto no solo dos principais fragmentos do BeppoSAX varia entre as 17h35 de hoje até as 02h17 desta quarta-feira.

Devido às incertezas atuais do cálculo da hora da reentrada, áreas significativas do cinturão equatorial entre 4,36 graus Norte e Sul podem ainda ser afetadas pelos impactos dos fragmentos do BeppoSAX que resistirem à reentrada. Há possibilidade de que fragmentos caiam nos estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima.

O boletim da ASI também relata que nos últimos dias ocorreram três reentradas de últimos estágios de foguetes lançadores, inclusive, um sobre o Brasil (estágio de um foguete russo Proton), na manhã de 26 de abril.

Os outros foram sobre a América Central (estágio de um Atlas-Centauro americano), na tarde de 27 de abril, e sobre a China (estágio de um Soyuz russo), na manhã de 28 de abril.

A ASI anuncia ainda que o terceiro estágio de um foguete Ariane europeu também fará sua reentrada nas próximas 36 horas, entre os paralelos 7,6 graus Norte e Sul. Nenhum desses eventos de reentrada têm qualquer relação com o BeppoSAX.