Fotos da Marcha das Vagabundas e Marcha da Liberdade Florianópolis 18/06/2011

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2011 as 17:42, por: cdb

Por Marcelo Venturi 22/06/2011 às 20:00

dia 18 de junho de 2011 duas marchas diferentes, mas com muito em comum se uniram em Florianópolis em uma linda manifestação que parou a maior avenida da cidade, quase sofreu repressão mas venceu pelo próprio espírito de um dos protestos: o direito de liberdade. Amplo, polêmico, com diferentes visões e ideologias, todos presentes e apenas desejando serem respeitados. Vejam as fotos.

Evento dos mais politemáticos que já foi visto em Florianópolis. Diversas tribos e ideologias, até opostas, lutando por algo comum: direito a liberdade! Lindo de se ver… e eis as fotos em  https://picasaweb.google.com/ventomar/MarchaDaLiberdadeEMarchaDaVagabundas18062011Florianopolis.

Contei aproximadamente 300 participantes no trapiche da Beira-mar e 150 ao final na frente da casa do Governador. Cartazes muito divertidos (como pode-se ver nas fotos) e criativos protestando sobre coisas ótimas (desde os direitos animais, contra mídia comercial, NET-TV, respeito às mulheres, liberação de maconha, etc) e outras realmente revoltantes (como o Estupro RBS).
Duas passeatas se uniram por identificação, gerando manifestações bonitas: a marcha das vagabundas e a marcha da liberdade.

O público principal era formado de estudantes nível médio e universitários, todos muito jovens, idealistas e inexperientes; a marcha era pela liberdade após aprovações pelo STF do direito a esse tipo de manifestações, em momentos fomos “orientados” pela PM para não seguirmos nessa ou aquela direção ao ponto deles formarem barricada na avenida (vide fotos  https://picasaweb.google.com/ventomar/MarchaDaLiberdadeEMarchaDaVagabundas18062011Florianopolis). Mas como protesto era absurdamente pacífico ninguém encarava apenas se desviava e atendia parcialmente o pedido segundo em frente. Estava prevista da Catedral, trapiche até o Koxixos. Neste a gurizada se arrepiou e falou: – Vamos até a casa do governador!
Não deu outra… aí a polícia que se arrepiou ao ponto de levantar os cacetetes para desviarmos e ficamos apenas na ciclovia. Até que respeitou-se e tudo acabou bem. Espero que o governador ouça um pouco do que o povo falou naquele dia… e considere.

E VIVA OS DIREITOS DOS PROFESSORES (os Catarinsens que estão em greve pelo governo daqui não lhes permitir o mínimo federal)!!! Estes sim deviam ganhar igual aos deputados e senadores daqui, com exatamente os mesmos benefícios. O que acham?

Algumas outras reportagens sobre esse dia:
 http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,380,3357041,Cerca-de-200-pessoas-participam-da-Marcha-da-Liberdade-na-Avenida-Beira-Mar-Norte-em-Florianopolis.html
 http://www.consuladosocial.com.br/?p=110482

Email:: vento_mar@hotmail.com
URL:: http://meadiciona.com/ventomar