Fórum Social Temático e Acampamento da Juventude seguem até domingo no Rio Grande de Sul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 17:50, por: cdb

Desdeessa terça-feira (24), ativistas de várias partes do Brasil e do mundoparticipam do Fórum Social Temático 2012,realizado no estado brasileiro do Rio Grande de Sul (RS). O evento, que tem como tema “Crise Capitalista, Justiça Social eAmbiental”, estende-se até o próximo domingo (29) nas cidades de Porto Alegre,Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Como não poderia deixar de acontecer, o Acampamento Intercontinental da Juventude tambémestá presente no Fórum.

Jáno início da semana, barracas com jovens vindos dos mais variados locaiscomeçaram a colorir o Parque da Harmonia, local utilizado em outras edições dosFóruns realizados na capital gaúcha. Como as demais atividades do Fórum, asações do Acampamento também ocorrem até domingo.

Alémdo espaço de confraternização, os mais de 3 mil jovens acampados participam dedebates e apresentações culturais. Oficinas de quadrinhos, prática de graffitipara jovens, pinturas, encadernação com materiais recicláveis e pinturacorporal estão entre as atividades do evento.

Noacampamento, os/as participantes também discutem questões como: Conferência daOrganização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20),que acontecerá em junho próximo no Rio de Janeiro; Juventude e a Crise doCapitalismo Mundial; Juventude e o Mundo do Trabalho; além de debatesrelacionados aos direitos das mulheres, de negros e de povos indígenas.

Aprogramação do Fórum vai além do espaço do Acampamento, estendendo-se também paraoutros locais da capital gaúcha e região metropolitana. A expectativa é que apresidenta do Brasil, Dilma Rousseff, participe, nesta quinta-feira (26), deuma atividade do Fórum no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Outras açõesocorrem até domingo, com seminários, rodas de conversas e debates com destaquepara assuntos relacionados à crise do capitalismo e Rio+20.

OFórum Social Temático ocorre no RioGrande do Sul até o dia 29 de janeiro com o objetivo de discutir sobre crise docapitalismo e justiça social e ambiental. O evento já uma preparação para aCúpula dos Povos Rio+20, ação alternativa que acontecerá paralela à Rio+20, emjunho deste ano.

Assimcomo nas edições do Fórum Social Mundial, o FórumSocial Temático é constituído por atividades autogestionadas (além degrupos temáticos e grupos de trabalho). Neste ano, as ações do evento giram emtorno de quatro eixos temáticos: fundamentos éticos e filosóficos:subjetividade, dominação e emancipação; direitos humanos, povos, territórios edefesa da Mãe Terra; produção, distribuição e consumo: acesso às riquezas, benscomuns e economia de transição; e sujeitos políticos, arquitetura de poder edemocracia.

Consultea programação completa em: http://www.fstematico2012.org.br