Fórum quer fortalecer política de desenvolvimento sustentável da Amazônia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de março de 2010 as 10:45, por: cdb

A sétima edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal será realizada nesta sexta-feira em Porto Velho (RO), com a promessa de reunir os nove governadores dos estados que compõem a região. Ele devem discutir novos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Segundo o governo de Rondônia, ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e a produção de conhecimento estão na pauta das discussões dos governadores, como nas edições anteriores do fórum.

O resultado do encontro será a Carta de Porto Velho – documento que reunirá as principais propostas dos governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins a serem discutidas durante a reunião.

As bases do documento começaram a ser elaboradas pelos secretários de Planejamento desses estados, durante a Reunião Preparatória do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan).

Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, são esperados para o  evento.