Fórum Popular de Mulheres encerra ciclo de palestras especiais da semana da Mulher

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 10:02, por: cdb

Tweet   Depois de uma semana de agenda especial denominada Ferrovia do Dialogo, o Fórum Popular de Mulheres trouxe até o Audicine do SESC a psicóloga Mariângela Aloise que discorreu sob o tema mulheres na história. A palestrante ressaltou o grande avanço das mulheres no cenário político e social nos últimos tempos. Mariângela lembrou e homenageou cada uma das mulheres vitimas de violência que ela acompanha diariamente como psicóloga e  ilustrou o debate com vários casos reais.
   Na semana do fórum, todas as tardes o Audicine foi aberto à dinâmica cultural dirigida por nomes conhecidos no cenário cultural de Porto Velho, como Mado, Beto Bertagna, Nilza Menezes e Luiz Brito. Já o ciclo de palestras foi comandado por mulheres como Rita de Cássia, Ida Perea, Risolene Maria e a própria Mariangela que trouxeram para dividir com as ouvintes alem de suas experiências, histórias de mulheres que fizeram parte da história de luta das mulheres pela igualdade de sexos, social, econômica e política, pelas quais as mulheres buscaram o reconhecimento dos direitos, da dignidade e do respeito. As palestras também abordaram a mulher na terceira idade, a feminilização da pobreza ao longo dos tempos, feminismo contemporâneo e mulheres e seus feitos na história.
   E para embalar as noites das homenageadas nada melhor que música e o “Canta Mulher 2012” reuniu nos palcos do Mercado Cultural, teatro 1 e Espaço de Convivência do Sesc, alguns dos grandes nomes da música de Porto Velho interpretando canções que homenagearam também a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Estiveram no palco, interpretes como Silvia Helena, Gioconda, Neia Moreno, Ceiça Farias, Elisa Cristina, Tina Chaves, Lais Fernandes, Raquel Lyrio, Silvia Freire, Litsia Moreno e Priscila Frade, que veio de São Paulo especialmente para participar do Canta Mulher.

Por: Edina Silva
Fotos: Frank/ Arquivo
Próximo &gt