Fórum discute trabalho das comissões de conciliação no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de maio de 2003 as 16:07, por: cdb

A atuação das comissões de conciliação na modernização das relações do trabalho e sua importância na rápida solução dos conflitos trabalhistas é o principal tema do Fórum de Debates sobre o Instituto das Comissões de Conciliação Prévia, que será realizado na próxima sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A informação foi dada nesta quarta-feira pela Assessoria de Imprensa da Firjan.

Desde que foram instituídas pela Lei nº 9958/2000, as comissões de conciliação prévia já receberam mais de 59 mil demandas, das quais 32 mil já foram resolvidas. Segundo técnicos da Assessoria, apesar disso, as comissões sofrem a oposição de grupos que não querem mudanças.

O fórum tem a preocupação de sensibilizar o empresariado para a eficácia desta nova ferramenta na solução dos conflitos individuais do trabalho.

Entre os debatedores do fórum, estarão o vice-presidente executivo da Firjan, Luiz Chor, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdalla, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região, Theócrito Borges dos Santos Filho, e o jurista e membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, João de Lima Teixeira Filho.