Ford anuncia retirada da Jaguar das pistas

Arquivado em:
Publicado Sexta, 17 de Setembro de 2004 às 08:00, por: CdB

A Ford anunciou nesta sexta-feira que sua equipe de Fórmula 1 - a Jaguar - vai deixar o esporte no final da temporada de 2004 e que sua empresa de motores Cosworth será colocada à venda.

O anúncio feito nestna sexta-feira tem grandes efeitos para o esporte, que já enfrenta um futuro incerto com as montadoras ameaçando estabelecer um campeonato rival. A Cosworth também fornece motores para as equipes Minardi e Jordan.

A Ford já tinha anunciado uma reorganização de sua divisão de carros Jaguar, com planos de cortar 1.150 empregos em sua principal fábrica em Coventry, Inglaterra.

- Nós (Ford) estamos nos retirando da Fórmula 1 no final da temporada - disse o vice-presidente da Ford, Richard Parry-Jones, à Reuters por telefone.

Parry-Jones, que comanda o programa da Ford na Fórmula 1, disse a que empresa não poderia mais defender do ponto de vista comercial que nenhuma de suas marcas dispute a Fórmula 1, e tomou a "difícil decisão" de sair.

Ele explicou que a Jaguar não podia competir financeiramente com as adversárias alemãs BMW e Mercedes, parceiras de Williams e McLaren, e não fazia parte dos interesses a longo prazo da Jaguar ficar no fim do grid.

A campeã mundial Ferrari e a Toyota têm orçamentos estimados em mais de 200 milhões de dólares por ano.

- Nosso foco agora é terminar a temporada de 2004 e garantir o futuro do negócio na Fórmula 1 com outro proprietário - disse ele, explicando que há vários interessados.

Mas ele não pode garantir que a venda vai acontecer.

- Se não acontecer, seremos forçados a enfrentar um fechamento, mas não estamos pensando nisso no momento. 

- Acho que tanto a Jaguar Racing quanto a Cosworth são muito atrativas. A equipe de Fórmula 1 é bastante eficiente. Para aqueles que querem entrar na F1, não há oportunidade melhor do que uma equipe bem-sucedida como essa - disse Parry-Jones.

A Jaguar entrou na Fórmula 1 em 2000, depois que a Ford assumiu a equipe Stewart, fundada pelo tricampeão mundial Jackie Stewart em 1997. Ela teve quatro temporadas turbulentas e nunca venceu uma corrida. Também passou por várias mudanças no comando desde que Stewart renunciou como chefe da equipe, antes do início da temporada de 2000.

Parry-Jones não comentou o futuro da equipe de rali da Ford nem o envolvimento em outros campeonatos de automobilismo. Ele disse que o esporte, em que a maior parte da renda vai para a empresa que detém os direitos comerciais SLEC, do empresário Bernie Ecclesone, simplesmente tornou-se muito caro.

- É muito caro ter sucesso na Fórmula 1. O dinheiro que o esporte gera não é distribuído de forma equitativa entre os vários acionistas - disse ele.

Ele explicou que a decisão é irrevogável, mesmo que Ecclestone ofereça mais dinheiro. Ele disse ainda que conversou com a Jordan e a Minardi, garantindo que os contratos de motores deste ano serão respeitados.

O fato de a Jaguar colocar sua equipe à venda pode também reduzir as chances de a Jordan, alvo de especulações de que estaria sendo vendida, encontre um novo proprietário.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo