A Ford anunciou nesta sexta-feira que sua equipe de Fórmula 1 - a Jaguar - vai deixar o esporte no final da temporada de 2004 e que sua empresa de motores Cosworth será colocada à venda.
O anúncio feito nestna sexta-feira tem grandes efeitos para o esporte, que já enfrenta um futuro incerto com as montadoras ameaçando estabelecer um campeonato rival. A Cosworth também fornece motores para as equipes Minardi e Jordan.
A Ford já tinha anunciado uma reorganização de sua divisão de carros Jaguar, com planos de cortar 1.150 empregos em sua principal fábrica em Coventry, Inglaterra.
- Nós (Ford) estamos nos retirando da Fórmula 1 no final da temporada - disse o vice-presidente da Ford, Richard Parry-Jones, à Reuters por telefone.
Parry-Jones, que comanda o programa da Ford na Fórmula 1, disse a que empresa não poderia mais defender do ponto de vista comercial que nenhuma de suas marcas dispute a Fórmula 1, e tomou a "difícil decisão" de sair.
Ele explicou que a Jaguar não podia competir financeiramente com as adversárias alemãs BMW e Mercedes, parceiras de Williams e McLaren, e não fazia parte dos interesses a longo prazo da Jaguar ficar no fim do grid.
A campeã mundial Ferrari e a Toyota têm orçamentos estimados em mais de 200 milhões de dólares por ano.
- Nosso foco agora é terminar a temporada de 2004 e garantir o futuro do negócio na Fórmula 1 com outro proprietário - disse ele, explicando que há vários interessados.
Mas ele não pode garantir que a venda vai acontecer.
- Se não acontecer, seremos forçados a enfrentar um fechamento, mas não estamos pensando nisso no momento.
- Acho que tanto a Jaguar Racing quanto a Cosworth são muito atrativas. A equipe de Fórmula 1 é bastante eficiente. Para aqueles que querem entrar na F1, não há oportunidade melhor do que uma equipe bem-sucedida como essa - disse Parry-Jones.
A Jaguar entrou na Fórmula 1 em 2000, depois que a Ford assumiu a equipe Stewart, fundada pelo tricampeão mundial Jackie Stewart em 1997. Ela teve quatro temporadas turbulentas e nunca venceu uma corrida. Também passou por várias mudanças no comando desde que Stewart renunciou como chefe da equipe, antes do início da temporada de 2000.
Parry-Jones não comentou o futuro da equipe de rali da Ford nem o envolvimento em outros campeonatos de automobilismo. Ele disse que o esporte, em que a maior parte da renda vai para a empresa que detém os direitos comerciais SLEC, do empresário Bernie Ecclesone, simplesmente tornou-se muito caro.
- É muito caro ter sucesso na Fórmula 1. O dinheiro que o esporte gera não é distribuído de forma equitativa entre os vários acionistas - disse ele.
Ele explicou que a decisão é irrevogável, mesmo que Ecclestone ofereça mais dinheiro. Ele disse ainda que conversou com a Jordan e a Minardi, garantindo que os contratos de motores deste ano serão respeitados.
O fato de a Jaguar colocar sua equipe à venda pode também reduzir as chances de a Jordan, alvo de especulações de que estaria sendo vendida, encontre um novo proprietário.